18 de jul. de 2012

O legado de Sandy & Junior

Quero compartilhar com vocês uma coisa muito bonitinha!
Eu tenho uma sobrinha de consideração. Ela se chama Giulia e tem quase 4 anos.
Há umas semanas, ela veio toda feliz cantar pra mim, a musica que está ensaiando pra dançar na escolinha. Adivinhem qual? "To Ligado Em Você". Cantou, toda fofa e pediu pra eu por pra ela dançar. O pedido seria aceito, independente da música; mas como se tratava de Sandy & Junior, ele foi aceito com mais felicidade! Coloquei e ela dançou toda graciosa. Depois, sentou no meu colo, aqui no laptop, e viu os vídeos relacionados. Ficou louca com o clipe de "Abre A Porta Mariquinha", a principio por causa do Mickey e da Minnie. Não demorou muito pra ela se encantar com o que via, entender do que se tratava e não querer parar de assistir. O clipe rodou inúmeras vezes seguidas, com direito a choradeira na hora de parar pra jantar. Ela queria continuar vendo a "Mariquinha, que colocou o menino e o Mickey pra fora de casa". Vimos muitas e muitas vezes, porque a Giulia me pedia. Até consegui filmar um vídeo dela, assistindo, cantando e comentando depois. Assistam:


Fofa, né? Ela aprendeu um trechinho da musica, aprendeu o nome de quem canta, entendeu a historinha do clipe, em poucas horas. Apesar disso, eu achei que passaria batido, que ela não lembraria e nem pediria pra assistir mais uma vez. Engano meu. Uns dias depois, a Giulia veio em minha casa de novo e pediu pra sentar no meu colo enquanto eu estava no laptop (sempre que ela faz isso, é porque quer assistir algum vídeo). Ela sentou e na mesma hora apontou para o meu computador e disse: "Sandy e Juniu!" Há, já me deu uma alegria interna. Depois disso, pensei como ela sabia que era a Sandy e o Junior?... já que no clipe que assistimos, eles eram pequeninos de tudo e, a foto do meu desktop, é do ano passado. Enfim, não perguntei sobre isso e lá fomos nós duas, para mais uma rodada de "Abre A Porta Mariquinha". Com muito prazer.
Esses momentos aconteceram há quase 1 mês... e a Giulia ainda lembra e agora, canta o refrão direitinho. Gravei outro vídeo dela, desta vez cantando, pra vocês verem:


Isso tudo me fez pensar em umas coisas. 
Em 2007, quando a carreira de Sandy & Junior acabou, eu me perguntava muito sobre o que ficaria daqueles 17 anos. O tal "legado", que a gente ouve falar tanto. Não sabia. Quer dizer, sabia que a memória da dupla sempre seria recordada por seus fãs; mas não sabia se alguma criança, um dia, pudesse gostar do que nós gostávamos. Até porque, os tempos mudaram tanto... 
Foi uma surpresa muito gostosa, quando a Giulia (no alto de seus quase 4 anos), me pediu para assistir Sandy & Junior e adorou o que viu. Mais do que gostoso, foi especial perceber que as músicas da dupla ainda mexem e chamam atenção das crianças. Senti orgulho da nossa dupla querida.
E aí, eu obtive a resposta que me fiz, há 5 anos... consegui enxergar o que ficou. Todos aqueles anos em dupla, foram construídos com muito talento e bom gosto; cada música deles condizia com a idade que tinham, não agredia os ouvidos de ninguém, traziam mensagem bonitinhas (hoje em dia, ainda ouço todas e percebo significados que antes não percebia). Eram infantis... depois um pouquinho menos... cada vez menos... se tornaram músicas adolescentes, cada vez mais... depois, por fim, músicas adultas. Toda criança pode crescer ouvindo Sandy & Junior, assim como nós fizemos.
Fiquei muito feliz em ver que a Giulia gostou porque achou legal o que viu, sem que eu precisasse influenciar em nada. Além disso, me vi nela, naquele momento em que me pedia pra assistir a Mariquinha. Aos meus 4 anos, eu também pedia pra minha mãe o cabelo comprido da Mariquinha...


Enfim... consegui enxergar e sentir o que ficou da dupla. O maior legado deles é a possibilidade de outros pequenos sentirem parte dos sentimentos que nós sentimos e crescerem com isso. Músicas, clipes, apresentações, DVDs... youtube (porque não? haha). 
O que é bom, permanece. Sandy & Junior permaneceu. E, enquanto tiver alguém para lembrar disso e perpetuar aqueles 17 anos, a dupla nunca acabará.
No que depender de mim, sempre estarei aqui para apresentar pra Giulia (para meus outros sobrinhos, para os filhos que eu tiver...) a Maria Chiquinha, o Pica-Pau, a Maria Mole, os Power Rangers e mostrar tudo o que fez da Sandy e do Junior o que eles são hoje.


Orgulho da minha sobrinha, já no bom caminho da vida! hahahaha

10 comentários:

  1. Que coisa mais linda, meu Deus! Mt fofa Giulia, adorei ela cantando! E que coisa maravilhosa vÊ que tudo que foi construído por NOSSA dupla querida não será destruído pelo tempo, pq aposto que agora Giulia ficou fã, e vai mostrar pra outros pequenos esse lado bom da vida *.*
    bj :*

    ResponderExcluir
  2. Affff....
    Pelo amor hein Cau....
    Me fazendo chorar.. como sempre....
    ta lindo o texto, linda sua sobrinha...Lindo tudooooo!!!
    Eu sempre pensei nisso sabe, qdo eu tiver um filho, deixar ele (ela) conhecer essa historia tao linda... nao deixar morrer....
    Ai ai aiiii.... S2
    Bjusss Cris.

    ResponderExcluir
  3. Q liiiiiiiiiiiinda a Giulia cantando!!!
    É bom saber que Sandy e Junior faz parte tb da infância das crianças da nova geração. Pode não fazer de todas, mas de muitas com ctz fazem.
    Cm diz a Germanda no post aí em cima, a Giu vai poder mostrar para os filhos, sobrinhos, e quem sabe até netos as músicas de qualidade (pq não?) que nós ouvíamos na nossa infância.

    ResponderExcluir
  4. Vida londa à sinceridade dos seus posts, Cau! Toda essa verdade me impulsiona a comentar, também, como sempre, da maneira mais verdadeira...
    Eu, outra fã de S&J que também se preocupa em manter acesa a memória de anos tão valiosos pra nós, venho complementar tua alegria ao dizer que meu primo, João Pedro (de 3 anos), também adora Sandy & Junior! Me pede "Vamo Pulá" todos os fins de semana, e mantém os mesmos encantos que a Giulia por Maria Chiquinha, Abre a Porta Mariquinha, etc. Compartilhei, como sempre, dos mesmos sentimentos e vivências que você.

    A dupla Sandy & Junior, por razões de preconceito, ainda carrega a injustiça de ter seu catálogo muito pouco valorizado. Não só acredito em uma mudança com relação aos ouvidos fechados das pessoas, como inclusive já a percebo acontecendo, aos poucos.

    Concordo com você que cada música de S&J foi tratada com muito carinho e, por pertencer a uma carreira de 17 anos, diz respeito a determinadas fases da carreira do dois - as músicas da época infatil que você cita (que são especialmente boas), são o mais perfeito exemplo disso... E é mesmo, é justamente aí que percebe-se como este fenômeno perdurará. A obra não está somente para deixar saudade em nossos corações, ela está para acompanhar, de novo e de novo, novas vidas, musicar novas histórias, novos crescimentos.

    Vida longa a S&J!

    ResponderExcluir
  5. Que linda sua sobrinha, Cau!! =)
    Muito fofa ela encantada por S&J... =)
    É maravilhoso ver as crianças da nova geração curtindo as músicas de quando a gente era criança... *-*
    Meus primos Júlia, Laura e Miguel tbm adoram e pedem pra assistir os DVDs que eu tenho de S&J, adoram ver os vídeos dos dois pequenininhos tbm... É bom demais!!!! =)
    Bjus.

    ResponderExcluir
  6. Linda Giulia relembrando a arte de cantar, linda muito fofa!
    Se toda Pequena Menina fosse como ela gostasse de Cantar ouvir S&J, nossa! Eu até acho que S&J voltariam a cantar de novo, só de ver a emoção de alguem lembrar suas musicas! bjus, Cau*

    ResponderExcluir
  7. Que legal,super fofa,é bom saber em tempos que tem crianças gostando de músicas com sentido duplo,ainda tem poucos como a sua sobrinha que gostou do que é bom pra idade dela.bjo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...